22.8.08

Comprar Tintas para Pintura no Vidro - Algumas Dicas

Olá a todos.
Hoje vou falar um pouco da minha experiência com as tintas para pintar no vidro, vulgarmente chamadas vernizes de vitral. Existem duas marcas que se salientam pela sua qualidade, a Acrilex e as tintas Gato Preto, sendo esta última fabricada exclusivamente no Brasil. Em Portugal existe apenas um distribuidor exclusivo desta última marca, o que faz com que as tintas sejam mais difíceis de encontrar.
Como referi no post anterior, o verniz que se utiliza para pintar no vidro é de secagem rápida o que influência a forma como se trabalha as tintas e o manuseamento dos pinceis, godés e restantes materiais. Sugiro o seguinte:

~ Se está a iniciar as pinturas no vidro e pretende poupar dinheiro no material, sugiro que compre os frascos mais pequenos que conseguir encontrar pois os vernizes para vitral secam muito rápido e atraem impurezas que se notarão na pintura. Além disso, é provável que necessite comprar vários frascos pois mesmo para um projecto de pequenas dimensões são necessárias várias cores.

~ Tenha em conta que o verniz, quando seca, dificulta a abertura dos frascos principalmente se estes forem de vidro. É necessário limpar bem as tampas dos frascos para as próximas utilizações. Já existe diluente inodoro à venda nas lojas da especialidade, o qual é mais agradável de usar do que o diluente normal que exala um cheiro muito intenso.

~ Sugiro também que compre um frasco de verniz transparente. Para obter tons diferentes basta misturar o verniz transparente com a cor que se pretende esbater.

~ Antes de utilizar as cores deverá experimentar, num pedaço de vidro à parte, se possuem o tom desejado. Costumo utilizar o mesmo pedaço de vidro para ver como resultam certas misturas de tintas ou os tons que consigo obter quando utilizo as cores esbatidas com verniz transparente.

À medida que for avançando com os posts desta secção irei acrescentando outros detalhes importantes acerca do manuseamento dos materiais para fazer pinturas no vidro. Até breve.

12 comentários:

Anónimo disse...

Olá.
Gostaria de saber se posso utilizar essas tintas para pintar obox de banheiro, se as tintas não se desgastam com o vapor d'água.

Gostei muito de seu blog,continue nos orientando.

Serena Oracles disse...

Olá. Obrigado pela visita e por comentar. A sua pergunta é pertinente mas para lhe responder com exactidão preciso de mais espaço...
Vou dar a minha opinião acerca da sua questão no próximo post, com o qual dou início a uma nova secção do blog dedicada aos leitores que queiram colocar-me questões.
Até breve. mizé.

Anónimo disse...

Olá,
Gostaria de saber qual é o distribuidor exclusivo das tintas Gato Preto em Portugal, procurei tudo o que é representantes de tintas e nada.
O Site é muito interessante e util
Obrigado

crisinha disse...

olá eu gostaria de saber o que agente usa para fazer o risco no vidro antes de se iniciar a pintura. aguardo sua resposta!!! adorei as suas dicas

Unknown disse...

Oi, boa tarde.
Gostaria de saber o endereço de lojas para comprar o vidro ja riscado para pintra no vindro.Onde moro não tem loja para comprar o matérial.

Max disse...

OI , GOSTEI MUITO DO SEU BLOG
GOSTARIA DE SABER SE POSSO MISTURAR TINTA VITRAL DA GATO PRETO COM VERNIZ VITRAL TRTANSPARENTE DA ACRILEX , JA EXPERIMENTEI FAZER FALSO VITRAL EM CAIXINHAS DE MADEIRAS E NAO RESULTOU MUITO BEM AS DUAS MISTURAS. BOM TRABALHO

Eloise disse...

Gostaria,de saber se devo passar prime no vidro ,pois pretendo usar
estencil.Mas não sei qual a melhor tinta para usar. Obrigada
Eloise

tia jú disse...

olá, pode me responder como eu faço pra nao ficar manchado o vidro q pinto com o verniz vitral, fica manchado e escorrido, como faço pra ter uma pintura bonita e uniforme, por favor
obrigada

Anónimo disse...

Oi, estou visitando seu blog e, gostaria de pergunta-la qual o tipo de tinta trasparente posso usar num vidro para colocar água no sol, estou fzd um tratamento que preciso da cor verde e azul e ñ encontro vidros dessa cor para colocar a água e preciso depois lavar o vidro e então ñ sei qual tinta devo usar, por favor me indique?! Obrigada.

Anónimo disse...

Olá, gostaria de saber q tinta uso para pintar uma caneca comum, destas de café, de louça. É apenas para um presente personalizado, simples. Usarei apenas tinta preta, mesmo. Gostaria de uma que dure. Abraços!

Sher.

Léxis disse...

Bom Dia!

Vou pintar um Falso- Vitral grande, já fiz trabalhos pequenos e quero pintar cinco portas de vidro, nesse sentido, gostaria de sua opinião:-

- Que tinta ou verniz Vitral, pode substituir as macas comercializadas para vitrais (Gato Preto/ Acrilex)?
Vou explicar:-
O vidro das tintas citadas acimas, possuem em média 36 ml à 40 ml,no mercado o preço varia em R$ 3,50 à R$ 4,90.Isso inviabilizaria a obra pelo alto custo das tintas.
Minha intenção é comprar 500 ml ou 1000 ml de tinta.
Será que poderiam me ajudar indicando saídas mais viáveis.
Grata.

Léxis.

neia disse...

OI VOU PINTAR ALGUNS VIDRO TEPERADO INCOLOR DE 8ML E GOSTARIA DE SABER QUE TINATA DEVO USAR, ESTE VIDROS SERÁ PORTA DE ARMÁRIO DE COZINHA E PODERIA LAVA-LÁ SEM DANIFICAR A TINTA OBRIGADO AGUARDO RESPOSTA.